Quarta-feira, 22 de Agosto de 2012

[Spoilers] True Blood: 5x11 - Sunset


Only one can lead us. I choose you.

 

True Blood nunca foi uma série com uma narrativa muito longa. Consegue ter episódios muito intensos, em que acontece muita coisa ao mesmo tempo é verdade, mas, normalmente, cada temporada decorre apenas em dias ou semanas. E este facto não costuma ser perceptível para o espectador devido ao ritmo elevado que a própria escrita impõe. No entanto, para mim, nesta temporada, a lentidão com que cada história se desenrola é a característica predominante. Demora-se um episódio inteiro a mostrar uma personagem a ir do local A ao local B ou a tomar a decisão X a partir da conclusão Y e isto é absolutamente cansativo e desmoralizador. Mas, primeiro, vamos à análise do que de mais importante aconteceu neste "Sunset", o penúltimo episódio desta temporada, onde mais personagens convergiram para o quartel-general da Autoridade enquanto Eric conseguiu finalmente escapar com Nora e as fadas continuaram a fazer rir (e não por um bom motivo…).

 

AUTORIDADE

Lilith existe mesmo ou é apenas uma alucinação? Alan Ball não dá uma explicação e acha que os espectadores também não precisam de uma. Eu cá não concordo com o ainda criador da série: primeiro, porque gosto que me dêem explicações credíveis para aquilo que me mostram nos episódios (o que é um sinal de escrita inteligente e lógica), e, segundo, porque com diferentes explicações eu posso julgar um determinado elemento da história de modos diferentes. Vejamos este exemplo de Lilith. Se ela existir mesmo, então este jogo do gato e do rato que ela está a fazer com os vários chancelers da Autoridade é deveras interessante e pergunto-me se o que ela pretende é que, no final, só o mais forte sobreviva (e talvez criar e moldar um vampiro à sua imagem). Mas se ela for apenas uma alucinação, resultante de algum resquício daquele sangue especial no sistema dos chancelers, então estas pequenas cenas de escolha de um só vampiro são apenas o subconsciente deles a projectarem algum tipo de ambição escondida e sentido de grandiosidade. E depois lembro-me das palavras de Sophie-Anne acerca de Maryanne na longínqua 2ª temporada: "Never under-estimate the power of blind faith. It manifests in ways that bend the laws of physics or breaks them entirely. […] Gods never actually show up, they only exist in humans' minds, like money and morality". Será que é desta que True Blood presta realmente atenção à continuidade e é esta a verdadeira resposta àquela minha primeira pergunta? Veremos o que a season finale nos traz, se respostas ou mais perguntas.

Bill está absolutamente perdido e o cliffhanger da temporada deverá certamente pertencencer-lhe. Chegados ao penúltimo episódio, não sei se a personagem ainda merecerá algum tipo de redenção no entanto. Aquele grito do Ipiranga ("Who are you to defy me? I am the chosen one!") mostrou um Bill desprezível e completamente fanático. Nora, contrariamente ao que esperava, é que viu finalmente a luz e conseguiu escapar da Autoridade com o irmão. Ainda assim, aposto na sua morte derradeira na season finale (é mais desejo do que convicção é verdade)…

 

TARA E PAM

Tara começa a entender finalmente o mundo vampírico e a sua componente político-religiosa após a morte de Elijah que era, afinal, cria de Rosalyn (que já não suporto…). Pam, ao assumir a culpa pela morte do Xerife da Área 5 ("He was getting on my nerves."),é levada para o quartel-general da Autoridade já que pensa que é lá que Eric (ainda) se encontra. Interessante foi a conversa entre Tara e uma Jessica à procura de guarida ("I'm just asking. I don't know that many people of the gay persuasion. It just looked like maybe you two were getting along."). Já há algum tempo que apostava nesta dinâmica entre Pam e Tara e, dada a mais-valia que estas duas têm sido nesta temporada, uma mudança nesta relação de criador/cria para algo mais parece-me interessante e provavelmente será explorada no próximo ano.

 

SOOKIE & JASON

O que foi aquilo da fada Anciã? Já não sabia se devia rir ou chorar com aquelas cenas. Absolutamente piroso, não achei piada nenhuma e parece que anda meio mundo a atrasar a revelação da identidade de Warlow a Sookie só para esticar a narrativa até à season finale. E quão ridículo foi a fada Anciã ir toda convencida que conseguia dar cabo de Russell Edgington e depois ser apanhada tão facilmente? E dizia Alan Ball que queria dar um ar mais adulto e erótico a estas fadas… Enfim, o plano saiu completamente furado e agora Russell, completamente embriagado com sangue de fada, consegue ter acesso à entrada do Hot Wings. Conseguirá ele entrar no clube e comer umas quantas fadas pelo caminho? Ou irá Eric salvar Sookie e companhia? Lembro que o Eric embriagado com sangue de fada achava que podia nadar num lago à luz do sol, portanto, este Russell estará mais vulnerável do que alguma vez esteve e será um presa bem mais fácil para Eric.

 

POPULAÇÃO DE BON TEMPS

E lá voltámos nós a mostrar o pessoal quase todo de Bon Temps… Lafayette aparece apenas para dizer uma fala (!!), Arlene e Terry fazem a piadinha da praxe sobre o que passaram até agora, Holly traz os filhos ao Merlotte’s para pedirem desculpa a Andy que recebe a visita da gravidíssima Maurella ("To ignore the light pact will bring great dishonor upon me and all my clan. It is an act of war.") e um grupo de recém-vampiros faz despertar os sentidos caça-vampiros do pai de Alcide. Ah e Luna e Sam andam um episódio inteiro na Autoridade à procura de Emma (e, já agora, é impressão minha ou estes dois passaram 90% da temporada nus?).

 


Tenho vários problemas com este episódio. Desde aquela fada ridícula, passando pelo ritmo extremamente lento do episódio em que pouquíssimo aconteceu e acabando nas já sofríveis breves cenas de histórias e personagens que não interessam a ninguém. Com apenas 12 episódios, acho incompreensível demorar-se tanto a desenrolar um dos arcos principais da temporada e, ao mesmo tempo, desperdiçar-se segmentos de episódio com histórias da carochinha como mostrar os filhos de Holly a tentarem desculpar-se perante Andy. Para a season finale, Eric volta ao quartel-general para tentar salvar Bill do fervor religioso em que ele se encontra, Tara e Jason envolvem-se na luta contra a Autoridade e Alcide tenta mais uma vez destituir J.D. do cargo de líder da alcateia de Shreveport.

 

O melhor: a breve ameaça que o General Cavenaugh deixou no ar, "What are you doing here? Hey, help Luna!" "Who the fuck is Luna?"

O pior: Rosalyn e todo o seu dramatismo, o excelente (!!) plano das fadas fãs de Ke$ha

Nota: 7.4 (Bom)

 

Até para a semana e não se esqueçam de comentar e dar a vossa nota ao episódio na votação que está disponível para o efeito!

 

O que acharam do episódio "Sunset"?



Categorias: ,

publicado por bexitah às 10:27
link do post | favorito
Partilhar
De Pedro André a 23 de Agosto de 2012 às 16:30
Eu por acaso sou da opinião que esta temporada foi das mais chatas. A série precisa claramente de renovar personagens, e acho que perderam uma bela oportunidade da temporada passada em que prometeram uma matança, e foi aquilo que foi. Existem histórias que não interessam a ninguém, como a do Ifrit. Os lobisomens sao outro bocejo. O Lafayatte já devia ter ido à imenso tempo. E acho que desperdiçaram o plot da Autoridade, para abordarem um tema que para mim já vem sendo tocado todas as temporadas que é fanatismo relgioso. Nós nao precisavamos de ver outra vez este tema, principalmente com esta ideia da Lilith. Havia potencial nesta história, mas não me parece que tenha sido esta a melhor forma de aborda la.
Eu acho que neste momento, vejo True Blood, porque let's face it, não há mais nada para ver. E acho que é também por isso que a série consegue os bons resultados que consegue, pois não existe grande competição neste altura.


Comentar:
Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

Eu quero pegar a Sandra e dar uma dentada nela
Olá eu quero muiito compra um frasco de sague de v...
alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009