Quarta-feira, 8 de Agosto de 2012

[Spoilers] True Blood: 5x09 - Everybody wants to rule the world

We will birth a new world together.


Na crítica ao episódio da semana passada dizia eu que picos de qualidade nem vê-los… Bem, este "Everybody wants to rule the world" veio me dar uma bofetada de luva branca e provar-me que, afinal, os episódios 9 ainda são o expoente máximo desta série. Fecharam-se muitas histórias neste episódio (aleluia!!) mas abriram-se outras com muito potencial. Os dados estão agora lançados para a recta final desta 5ª temporada, pautada, no entanto, por alguma inconsistência. No episódio escrito por Raelle Tucker, Eric engendrou um plano para fugir da Autoridade, as histórias do ifrit e do grupo de ódio terminaram finalmente e o Fangtasia mudou de dono.

 

AUTORIDADE

O plano de Bill é posto em acção e os efeitos da destruição das fábricas de Tru Blood já se fazem sentir um pouco por todo o mundo. Bill encontra-se numa crise religiosa ("And whatever religious crisis you think you're having, you can have it somewhere else. We're getting the hell out of here.") e, sendo a personagem manipulável que é, bastam umas palavras mais inspiradoras por parte de Salome para Bill trair Eric. O bromance, finalmente, acaba aqui; Bill, mais uma vez, trai alguém que confiava nele e torna-se na principal figura (ao lado de Salome) desta nova Autoridade. A cena de sexo entre Bill e Salome deixou-me com a pulga atrás da orelha no entanto. Ao alucinar com Sookie no lugar da chanceler, morde-lhe o pescoço e volta a ver Lilith. Será que é o sangue de Salome que está naquele frasco?

Quem parece estar a passar ao lado deste fervor religioso é Russell. Desde o início que é óbvio que toda esta conversa de "Lilith para aqui, Lilith para acolá" não lhe diz absolutamente nada e o seu interesse por Steve Newlin é notório. O que não contava era com o envolvimento de ambos com os metamorfos através do rapto de Emma ("For you, my darlin'. Your first pet.")…

 

SOOKIE E GRUPO DE ÓDIO

Outra das ligações que não esperava era a de Sookie com a história do grupo de ódio. Após a preciosa e hilariante ajuda de Lafayette (e da avó) ("I ain't Gmail for dead bitches. Send your own goddamn messages, hell."), Sookie decide ir ter com o homem que encontrou os corpos dos seus pais, Bud Dearborne. Confesso que, desde aquela cena de Andy com Bud na qual se descobre que este andava a ter um caso com Sweetie, desconfiei do seu envolvimento com este grupo de ódio a sobrenaturais. Embora fique satisfeita com este desfecho de Bud (mesmo gostando muito da personagem que foi outrora), toda esta história do grupo de ódio pareceu-me subaproveitada… Pouco ficámos a conhecer da suposta mastermind do plano, Sweetie des Arts, e quando temos Raelle Tucker, a escritora do episódio, a dizer que foi das vilãs que mais gostou de escrever, não consigo deixar de me interrogar se vimos os mesmos episódios. Acredito que para os fãs da série apenas, que não conhecem os livros, esta história tenha sido satisfatória e quiçá surpreendente mas, para mim que sou fã dos livros acima de tudo e conheço Sweetie des Arts e os seus motivos, a personagem e até mesmo o grupo de ódio a sobrenaturais (que de um modo bem superficial tem sido abordado na série desde o início) foram material claramente mal aproveitado.

Quanto ao mistério que rodeia o assassinato dos seus pais, Sookie continua na mesma: Bud apenas confirma que Michelle e Corbett foram mortos por vampiros. Esta confirmação associada ao facto da avó ter dito que estava contente pelas fadas estarem a tomar conta de Sookie parecem clarificar o papel destas fadas refugiadas como genuinamente boas e afasta a possibilidade de seguirem a história dos livros.

 

TARA E PAM

As mudanças impostas pela nova faceta da Autoridade fazem-se sentir no Fangtasia em várias frentes. A limitação de Tru Blood que Tara quer impor não é aceite por Pam e a sua preocupação com Eric é evidente e a recém-vampira nota-o. Adoro estas pequenas cenas entre as duas: quando uma mostra fragilidade e a outra tenta dar uma palavra de apreço lá vêm as famosas frases de Pam ("Just because we drank a bitch together does not make us Oprah and Gayle. Get the fuck back to work.", e a resposta de Tara não fica nada atrás "Suck me, vampire Barbie."). A chegada de Elijah, o novo Xerife da Área 5, com os recentes ideais da Autoridade fez-se com estrondo. Quero muito ver como Pam e Tara vão lidar com esta nova personagem que parece trazer muitos problemas às vampiras.

 

POPULAÇÃO DE BON TEMPS

Nem consigo exprimir por palavras o alívio pela história do ifrit ter chegado ao fim. É a pior história de sempre em True Blood: não levou claramente a nenhum desenvolvimento e roubou tempo precioso de antena a outras personagens nestes 9 episódios… A história dos lobisomens este ano também não me desperta qualquer interesse e aquele flashback de Alcide só deu para matar saudades de Debbie Pelt, mesmo que em miniatura. Luna afinal não correu verdadeiro perigo de vida com a transformação em Sam no episódio passado e, juntos, são os responsáveis pelo fim do grupo de ódio. Já deu para perceber que Luna é uma mulher que ferve em pouca água e que gosta de ter o controlo da situação e mal posso esperar para que descubra o que aconteceu a Emma. Veremos o que Luna e Sam irão fazer relativamente ao rapto da pequena lobisomem e se se irão envolver com Russell e Steve e, mais importante, se, deste confronto, sairão todos intactos…

 


Foi, claramente, um episódio bem superior ao anterior. São vários os factores positivos:

  • ligação de várias histórias sem algo aparente em comum
  • interacção de personagens em maior número
  • desfechos, alguns surpreendentes mas outros nem tanto, de plots que não podiam transitar para a recta final da temporada
  • maior destaque para uma história em vez de o dividir por várias ao mesmo tempo
  • desenvolvimentos muito interessantes em histórias que serão o foco dos últimos três episódios.

No entanto, continuámos a ter poucas cenas de Pam e Tara que eram, afinal, um dos maiores atractivos do início de temporada, e mesmo o destaque dado à Autoridade poderia ser maior. Para a próxima semana, a vida de Eric está em risco após Nora falhar na sua tentativa de converter o irmão, a violência dos vampiros sobre os humanos atinge níveis nunca antes vistos, Russell volta a mostrar interesse em Sookie e Sam e Luna procuram Emma.

 

O melhor: fim da história do ifrit (já vai tarde!!), a reviravolta na personagem de Bill

O pior: Sookie muito apagada, outro flashback desinteressante

Nota: 8.2 (Muito bom)

 

Até para a semana e não se esqueçam de comentar e dar a vossa nota ao episódio na votação que está disponível para o efeito!

 

O que acharam do episódio "Everybody wants to rule the world"?


Categorias: ,

publicado por bexitah às 10:47
link do post | Dê a Sua Dentada | favorito
| | Partilhar
1 Dentada:
De Ana Rita Martins a 8 de Agosto de 2012 às 23:51
Mal os vampiros ficaram drogados com o sangue desconfiei de quem seria, se seria da Salomé e tivesse algo mais. Após ver o episódio e o Bill a ver a Liilth depois de beber da Salomé, ocorreu-me que o sangue seja dela e o seu poder vampírico seja influenciar outros vampiros através do sangue, tal como na bíblia influenciava homens com o seu poder de sedução e suposta bruxaria....
Mas pode ser algo bem mais simples do que isso, vá-se lá saber.
Finalmente acabou a treta do ifrit e realmente detestei o desfecho do grupo anti-sobrenaturais relativamente à causa do ódio da sweet. só porque foi trocada?tenham dó... Prefiro a versão dos livros, é mais lógica e "compreensível".
Confesso que tenho altas expectativas relativamente ao resto da série, devido ao distanciamento dos livros conto em ser surpreendida de novo. Só espero k usem bem o efeito surpresa, em vez de terem a mesma atitude que têm com a Autoridade (cenas fantásticas durante pouco tempo).


Comentar post

Email
Follow Me!

pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...
canada goose image zen-o central park
Eu, simplesmente, deixei de criar expectativas com...
Quais são as vossas expectativas, pessoal do blogu...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Sangue Fresco on Facebook

Visitantes: