Terça-feira, 26 de Julho de 2011

O aviso da avó

Eu gostei muito desta cena no episódio de ontem:

Uma das coisas que me surpreendeu foi quando a avó disse, através da Marnie, para "não dar o seu coração a este homem" por quem "tinha sentimentos", que "era apenas temporário, que não ia durar". Primeiro fiquei irritada com a avó mas depois de ler algumas opiniões acho que esta cena de "aviso" pode ter várias interpretações.

Primeiro, muitos fãs que já leram os livros sabem que a situação é temporária. No livro a Sookie sabia que não ia ser a mesma quando o Eric recuperasse a memória mas mesmo assim ela rendeu-se à situação. Acho que a Sookie da série não está iludida que a situação da amnésia vá ser eterna, a única dúvida que esta Sookie tem (e que nós temos) é como será o Eric pós-recuperar a memória? Persistirá algum sentimento ou não?

Segundo, a avó também incentivou a Sookie a sair com o Bill e todos sabemos no que é que isso resultou. O facto de ela estar no "além" não significa que saiba os verdadeiros sentimentos do Eric, apenas sabe que toda a situação é "temporária".

De qualquer forma, acho que a única intenção da avó era fazê-la (a Sookie) sair dali o mais depressa possível e foi através da questão dos sentimentos da Sookie que ela conseguiu que a Sookie decidisse ler os pensamentos da Marnie e ouvir o aviso para sair.

 

Qual é a vossa teoria sobre esta cena? Concordam ou é muito rebuscada esta teoria? Como é que interpretaram esta cena?

Categorias:

publicado por sangue-fresco às 02:43
link do post | Dê a Sua Dentada | favorito
| | Partilhar
18 Dentada:
De WhiteLady3 a 26 de Julho de 2011 às 10:18
Eu acho que o aviso se prende mesmo pelo facto de a avó ter incentivado o romance com o Bill e a coisa ter dado para o torto. O romance com o Bill foi repentino, a Sookie não o conhecia e penso que a avó não quer que ela faça o mesmo erro com o Eric, daí alertar para a situação temporária, que é completamente contrastante com a imagem que se tinha dele até então. Acho que foi mais um "tem cuidado, não te entregues completamente porque podes vir a arrepender-te se a situação se alterar e ele voltar a ser a pessoa de que não gostavas a início".


De AJ a 26 de Julho de 2011 às 12:14
Eu peço desculpa por "bater na mesma tecla" mas continuo a achar que estão muito agarrados à história dos livros!!!


Acho que o Alan Ball idealizou o Bill como o "herói" da série. 
Ao longo dela vai-nos mostrando os seus defeitos e as suas virtudes e, no final, vai pô-lo a fazer algo que o consagra como "o bom da fita".


Quanto ao Eric, acho que ele pretende dar o efeito exactamente contrário.
Toda a gente a achar que ele não presta, que é "evil" (S01, S02 e S03), agora (S04) que afinal não é assim, que é bom, tem sentimentos, é puro, para depois no final se revelar a sua verdadeira natureza.


É o meu feeling. Sempre ouvi o Ball dizer que série é diferente dos livros e a querer surpreender os espectadores.


Daí que a mensagem da avó, aqui neste episódio, seja uma "premonição" e um espicaçar da imaginação dos espectadores mais atentos.


Mas isto não passa da minha opinião...


De ~ XaNiNHaHh a 26 de Julho de 2011 às 12:42
Eu sinceramente acho que o Alan Ball está a abusar da sorte e o que lhe vale é os fãs gostarem tanto da história em si (diga-se, dos livros) e têm curiosidade em ver a série.
Já por inúmeras vezes ele disturceu completamente a história e a sensação que me deu este episódio é que ele deu aquele cheirinho com o Eric/Sookie e depois retirou-nos logo isso a colocar a cena em que a Pam confessa que sempre soube onde o seu criador estava escondido... Obviamente, Bill saiu a "voar" o que pressupoe que as cenas que todos queriamos mais ver nesta temporada vão acabar mais depressa do que qualquer um de nós imaginou.
Não sei como é que o Alan Ball ainda continua à frete desta série sinceramente...


De AJ a 27 de Julho de 2011 às 14:00
Minha querida,
Eu nunca li nenhum dos livros e ADORO a história da série... Como eu conheço mais seis pessoas, mínimo!!!!
 Bad example!


De Anónimo a 26 de Julho de 2011 às 13:00
Não o digo de forma a provocar-te relativamente ao comentário do estarmos presos aos livros: é uma premonição, mas uma que todos nós já sabemos. Afinal de contas, já nos livros o Eric quando recuperou a memória foi frio com a Sookie. Não se lembrava do tempo que passou com ela e não entendia porque tinha sentimentos por ela e até confessou ter pensado em matá-la para deixar de se sentir assim.
Evidentemente que se já nos livros o Eric não foi nada "bonzinho" quando voltou a si, na série não irá sê-lo.Pode haver diferenças, por exemplo ele recordar o tempo que passou com ela, mas o Allan não vai perder uma oportunidade dada de bandeja de pôr o Eric a ser um parvalhão. Isso é óbvio.Só me surpreenderá se não o fizer, garanto.
A série é diferente dos livros, sim, mas é baseada neles e o Allan aproveita deles as partes negativas do Eric, piorando-as.


De Ana Rita Martins a 26 de Julho de 2011 às 13:01
Fui eu que comentei, sem querer publiquei anonimamente


De AJ a 27 de Julho de 2011 às 14:05
Ana Rita, 


Lá está... Eu não consigo ser tão "parcial"!!! 
Agora compreendo, é perfeitamente normal!!


Acontece sempre isso, quando se lê os livros as séries/filmes, depois, achamos sempre piores.
É que quando lemos a história é "nossa", as imagens são imaginadas por nós!!!


De Ana Rita Martins a 26 de Julho de 2011 às 12:49
A minha opinião é um pouco de cada uma das duas já aqui publicadas. Acho que a avó o fez pelo bem da Sookie, sabe que é temporário e que se ela se apaixonar e quando o Eric recuperar a memória voltar a ser como antes, a neta sofrerá. Como tal, avisa-a para não se dar sem ter em conta que não é algo permanente.
Mas também todos estamos fartos de verificar que o Alan Ball quer obrigar-nos a levar com um Bill herói, como tal até põe a avó da Sookie contra a relação dela com o Eric(por oposição aquando conheceu o Bill).
Sempre que nos revelam algum lado "bom" do Eric esforçam-se por colocá-lo a fazer algo muito mau (neste ia beber da Sookie com ela a dormir, na temporada anterior prendeu-a com uma coleira na cave....).
Gostava de acreditar que os escritores fizeram isto com intenção de proteger a Sookie, mas há provas de que é muito mais do que isso, infelizmente.59b587g


De catubodva a 26 de Julho de 2011 às 21:43
Ana, concordo com tudo o que disseste, apenas discordo de um detalhe que inclusive já vi algures por aqui... Não me pareceu de todo que o Eric fosse morder a Sookie quando foi ter com ela a seguir ao sonho! Ele estava muito assustado e tal como quando estão excitados, nessas ocasiões as presas saltam. Ele recolheu-as imediatamente porque percebeu que a tinha assustado. Se nem completamente grogue depois de ter drenado uma fada a magoa, também não teria sido agora que o ia fazer... Acho sim que eles fazem esse jogo demasiadas vezes com a personagem mas não me parece que tenha sido essa a intenção desta vez. Já na questão da avó... yah fiquei um pouquito indignada achei desnecessário!


De Ana Rita Martins a 26 de Julho de 2011 às 22:03
Tinha sido eu no comentário do episódio, que disse que não gostei disso. 
Tens razão que ao estar assustado e excitado com o sonho teria mantido as presas, mas ele estava a aproximar se muito sorrateiro.Claro que a intenção do escritor era dar-nos a ideia de que ele iria morder, deixando-nos ficar na duvida pelo facto de ela ter acordado mesmo a tempo.
Exactamente por ele estar meio "ensonado" do sonho, por ter lamentado não ver mais o sol e pelo sonho em si, é que acredito que ele beberia.Não acredito que a drenasse,mas umas gotinhas...Alem disso ele não se tem  "alimentado" e aposto que o fazia todos os dias anteriormente (sim bebeu de fada, mais uma razão para querer mais).Tudo bem que tem amnésia mas alguns instintos permanecem, ele está amnésico não deixou de ser vampiro e ter vontade de beber sangue, principalmente de alguém que sabe já ter provado e que tem um cheiro delicioso.Nos livros até o Bubba que tem problemas mentais bebe sangue (ainda que de gatos) . 
Eu gosto do Eric, e chateia-me que a série tente fazê-lo vilão, mas também consigo admitir que ele não é anjinho, mesmo sem memória.
Beber sangue da fonte está-lhe na natureza, a diferença está em ele ser cuidadoso com o dador, ou não.
Espero que não leves a mal, é só a minha opinião e respeito a tua.Só o escritor pode dizer se iria beber ou não ;)


De catubodva a 27 de Julho de 2011 às 21:13
;) claro, todas as opiniões são perfeitamente válidas.

Talvez a cena tivesse o propósito de ser um pouco dúbia, mas continuo a dizer que seria incongruente. O Eric sempre demonstrou um imenso auto-controlo em todas as situações, amnésico ou não. Não tem a ver com ser anjinho, ele nunca o será. O instinto de predador estará sempre presente ainda mais quando o apelo é tão grande, no entanto nem quando a encontrou supostamente pela primeira vez na beira da estrada, nem embriagado o fez. No final do episódio estava disposto a ir-se embora se a alternativa fosse magoá-la. Mesmo durante o próprio sonho, o horror dele ante a perspectiva estava bem patente! Aliás se o quisesse fazer já o poderia ter feito, ou precisa de esperar que ela adormeça para a forçar? Qual a necessidade de disfarçar a seguir?
É certo que apenas o escritor pode dizê-lo com certeza, mas pelo inside ep que vi, ele apenas explica que recriaram a cena e que o Eric acaba na cama com ela por ter tido um pesadelo... Lá está, não me parece mesmo que desta vez seja o caso de o estarem a pintar de forma sombria sempre com um propósito escuso, mas é uma questão de interpretação...


De Ana Rita Martins a 26 de Julho de 2011 às 12:51
Arg, parece que escrevo sempre textos com erros, tenho de começar a ler antes de publicar 


De Marie a 26 de Julho de 2011 às 12:59
Bill herói? Também pensava que sim, inicialmente. Bem, eu na primeira temporada gostava muito mais do Bill. O Eric parecia-me ser uma personagem mais ou menos irrelevante, com a qual eu pouco ou nada simpatizava. Ainda não tinha lido nenhum livro, portanto não estava 'influenciada' (só comecei a lê-los depois de ter acabado a terceira temporada). Na segunda temporada continuei a gostar do Bill, enquanto que o Eric foi começando a mostrar-se mais. Deixou de me parecer tão mau. Na terceira temporada o Bill 'desaparece' e tal, vai-se revelando cada vez mais chato e de personalidade duvidosa (sempre a mentir e isso) e o Eric vai dando a perceber que, de facto, não é assim tão mau e até tem um bom fundo. Ok, passo a gostar mais do Eric. xD O que quero dizer com isto tudo é que o Bill é uma personagem que tem vindo a cair a pique, mostrando cada vez mais ser pior do que inicialmente parecia, vingativo, até mesmo maldoso. O Eric, pelo contrário, tem sido sempre a subir. Espero que isto queira dizer alguma coisa.

Quanto ao aviso da avó, bem eu concordo com o que foi dito no post. Pode ter várias interpretações. E a avó da Sookie não disse mentira nenhuma. A amnésia do Eric é temporária, não vai durar para sempre e o Eric não vai ser aquele poço de inocência por muito mais tempo. Penso que quis alertar a Sookie porque ela já teve um desgosto com o Bill, e não quer que ela passe pelo mesmo. Não sei. Veremos no que isto vai dar.


De tÂNIA a 26 de Julho de 2011 às 16:23
Subscrevo o q consta no post e o que a Marie escreveu: quem avisa amigo é! :)


De Pandora a 26 de Julho de 2011 às 14:49
eu axo que quando o eric recuperar a memoria o sentimento vai durar... ainda k tenha o coraçao frio axo ke la no fundo ele sabe que ama a sookie...
creio ke nao nos podemos fundamentar nos livros porque a seri e bem diferente , mas o resto dos feelings e bem igual :D


De maria a 26 de Julho de 2011 às 15:28

O aviso da avó foi tanto para ter a atenção da Sookie como para relembrar à neta que a situação do Eric é temporária e para não se apaixonar por ele, visto que pode sair daí magoada. 
O que a avó, mesmo estando em forma de espírito (ou fantasma, whatever), não sabe são os sentimentos que o Eric mesmo antes de ficar amnésico já tinha pela Sookie. Com a amnésia podemos ver que esses sentimentos ficaram lá e sem mil anos a pesar-lhe nas costas, este Eric é muito mais aberto.
Sim, a avó pode sentir-se culpada por ter incentivado a Sookie a entregar-se ao Bill e ter medo que o Eric seja igual a ele e recear que o desfecho seja o mesmo.
Mas todas nós sabemos que o Eric é completamente diferente do Bill. O Eric aposta numa relação baseada na verdade, ao contrário do nosso ~rei~.
E quanto ao Eric pós-amnésia... Eu acho que numa entrevista recente qualquer, o Alex ou o Alan disseram que ele nunca mais ia ser igual ao que era antes da amnésia ou qualquer coisa assim.
Também acho que a fala "It's strange to miss someone you don't remember" já nos está a dar pistas sobre o que vai acontecer depois :)


De Diogo Rodrigues a 26 de Julho de 2011 às 15:52
Sendo os livros e a série coisas distintas o Allan pode fazer "o que lhe apetecer" (há limites). Pode fazer com que Eric e Sookie fiquem juntos felizes , como pode fazer com que eles após a amnésia nunca mais se relacionem, ou até mesmo deixar a Sookie sozinha ou com outro pretendente.
Eu inclino-me mais para a primeira hipótese: a relação actual ser temporária (Eric "sensível" volta a ser o Eric "macho" e eles afastam-se um tempo) mas que venha a evoluir mais para a frente.


De Pandora a 26 de Julho de 2011 às 17:11
o que tera de ser sera...
com avo ou sem avo... com ou sem bill...
o que esta em jogo e apenas a segurança dos vampiros...
a sookie ainda tem plo menos mais um ou 2 pretendentes a caminho...
como diz o ceguinho da minha terra... vamos indo e vamos vendo !!!!


Comentar post

Email
Follow Me!

pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

Olá eu quero muiito compra um frasco de sague de v...
alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...
canada goose image zen-o central park
Eu, simplesmente, deixei de criar expectativas com...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Sangue Fresco on Facebook

Visitantes: