Sábado, 11 de Setembro de 2010

A 3ª temporada de True Blood em retrospectiva

Amanhã termina (nos EUA) a 3ª temporada de True Blood (Sangue Fresco). Durante esta semana muitos foram os sites e blogs que escreveram opiniões e retrospectivas sobre a temporada deste verão.

  • No site Fancast, Sara Bibel faz a retrospectiva dos 10 momentos mais memoráveis, os quais eu coloco aqui os títulos, podendo ler o texto completo no site:

10º - A Sookie lava o Alcide com uma esponja (episódio 4);

9º - A Sookie é uma fada (episódio 10);

8º - Debbie Pelt é iniciada na alcateia de lobisomens (episódio 4);

7º - Franklin envia um sms (episódio 5);

6º - Bill torce a cabeça à Lorena enquanto fazem sexo (Episódio 3);

5º - Russell casa com Sophie-Anne e mata o Magistrado (Episódio 7);

4º - Bill ataca a Sookie (Episódio 7);

3º - Eric dorme com o Talbot e depois mata-o (Episódio 8);

2º - Eric expõe-se ao sol para matar o Russell (Episódio 11);

1º - Russell expõe-se/passa-se em directo na TV (Episódio 9).

  • Também o blog Vulture fez um slideshow com aqueles que considera ser os momentos mais loucos da temporada.
  • O blog PopEater pergunta se a temporada não terá tido sangue a mais...
  • O blog PopWrap do NY Post preferiu fazer a retrospectiva das mortes na série. Leiam o original para saberem as justificações:

A mais nojenta: Longshadow

A mais bonita: Godric

A mais triste: Amy

A que aconteceu tarde demais: Franklin

A mais cómica: Cooter

A mais criativa: Maryanne Forrester

A que mais mudou o enredo: O magistrado

A mais lamentável: Lorena

A mais sexy: Talbot

A melhor, mais fantástica e inesperada: o pivô das notícias

  • O site Hollywood.com enunciou aquilo que acha ser as "lições de vida" que a série nos ensinou:

Trazer sempre um tira-nódoas connosco;

Usar contraceptivos de confiança;

Cuidar dos dentes;

Vestir de acordo com a ocasião;

Evitar reuniões familiares;

Não ter casos de uma só noite;

Comprar tapetes baratos;

Pensar bem antes de adoptar um animal;

Ter uma serra electrica sempre a jeito;

Investir ponderadamente;

Não namorar a Sookie Stackhouse.

  • O blog The Atlantic fez um "apanhado" dos melhores momentos, do que é preciso saber para ver o último episódio e aventura-se em prever o que vai acontecer neste final de temporada. Das cenas destacadas, confesso que já não me lembrava desta, bem cómica:

  • O site TV.com pondera porque foi esta a melhor e a pior temporada até ao momento. Os tópicos:

Bom: Grandes novos personagens
Mau: Bons novos personagens que desapareceram cedo demais
Bom: Um vilão principal maquiavélico
Mau: Demasiados personagens sobrenaturais
Bom: Foi mais homosexual
Mau: Má utilização de personagens e enredos desinteressantes.
Bom: Momentos de violência e sexo extremos.
Mau: Inconsistência.

  • Por fim, o blog TVSquad apresenta 6 razões pela qual a série perdeu o interesse:

Demasiados personagens;
Demasiados enredos;
Se todos são especiais, então ninguém é especial;
Personagens que foram estupidificadas demasiadas vezes;
Mudanças de enredo sem sentido.

Pessoalmente, eu achei esta temporada uma verdadeira montanha-russa. Indignei-me com a divergência que teve dos livros, e com as alterações na personalidade de personagens. Adorei algumas cenas mas foram mesmo só algumas. Houve enredos desnecessários, cenas desnecessárias, demasiada loucura em doses excessivas. Mas se True Blood não tivesse excesso e loucura será que seria True Blood? Acima de tudo achei que foi uma temporada de transição: algures entre a 2ª temporada e a 4ª temporada, com a introdução de muitos sobrenaturais e personagens que só surgem nos livros 4, 5, 6 e adiante.

A pergunta a fazer neste momento, que estamos a 26 horas do final é: Será que este último episódio irá redimir tudo o que foi mau (ou menos bom) nos 11 episódios anteriores? A ver vamos.

Categorias:

publicado por sangue-fresco às 23:55
link do post | Dê a Sua Dentada | favorito
| | Partilhar
5 Dentada:
De Ana Rita Martins a 12 de Setembro de 2010 às 01:07
Sim, sou uma pessimista, mas acho k o último episódio não vai redimir nada, só vai piorar, vai ter mais suspense, coisas por explicar etc, é minha opinião, mas obviamente estou louca para ver


De S a 12 de Setembro de 2010 às 01:34
Concordo com o que o blog TVSquad (http://www.tvsquad.com/2010/09/03/true-blood-hbo/) disse..

Acho que tentaram juntar tantas historias nesta temporada de apenas 12 episodios que perderam-se no meio de tantas. Acho que deviam se ter centrado em poucas storylines, e desenvolve-las bem. Apresentaram tantas personagens que nem tiveram tempo de as desenvolver apropriadamente. Sendo esta uma temporada pequena, acho que deviam de por menos conteudo em cada temporada, pois aqui parece que tentaram apressar-se.
Acho que esta foi das temporadas que mais alteraçoes fizeram dos livros, mas isso nao e o mais importante pois sei que nao tem que ser igual, mas mesmo assim.
 Nao foi das temporadas mais brilhantes de True Blood (para mim, nada melhor que a 2º temporada, que me deixou de boca aberta ate ao ultimo episodio.), mas espero que na 4º se redimam e façam uma coisa bem melhor.


De sara a 12 de Setembro de 2010 às 15:06
Acho que sim. A terceira temporada foi de transição, no sentido em que se responderam a algumas questões que vinham desde a primeira temporada, mas na realidade não houve nenhum acontecimento de ruptura ou de verdadeiro desenvolvimento da história, apenas de pequenos pormenores.
Desde o ínicio desta temporada que tenho vindo a pensar que a 4ª temporada será melhor, até porque acredito que eles, os argumentistas e o criador, tenham aprendido com os erros. Concordo que há demasiadas personagens e muitas delas não acrescentam nada de relevante. Assim sendo, espero, sinceramente, que não voltem a ir por aí. Prefiro não ter metade das personagens dos livros, mas ter uma série mais consistente e não tão superficial. Se formos a ver, mal vimos a Sookie esta temporada (o que até é bom, tendo em conta que é das personagens mais burras da série), e houve muitas outras personagens que mereciam mais atenção e poderiam ter sido mais aprofundadas. O próprio Eric apesar de ter tido um papel importante, não foi dignificado e continuam a não dar o devido valor à personagem que nos livros tem muito, mas muito, mais interesse. E, neste caso, a culpa é de quem escreve porque o Alexander foi feito para este papel e incorpora o personagem na perfeição.


De bexitah a 12 de Setembro de 2010 às 17:39
Pois, eu tb sou das pessoas que acha que este episódio não vai redimir coisa nenhuma! Nem que o episódio fosse perfeito, o melhor da série, compensava para mim a desgraça que foi esta temporada. A verdade é que numa série com temporadas tão pequenas o mínimo erro, deslize, percalço dá muito nas vistas. E os episódios menos bons foram muitos e as histórias de caca não convenceram e foram más de mais! Admito que foi uma desilusão enorme e espero sinceramente que os argumentistas tenham aprendido alguma coisa porque as audiências (que são as mais altas neste momento) não são tudo, valem muito é verdade, mas também tem que existir qualidade. Eles eram as pessoas que antes da temporada começar (e na altura estavam a filmar os últimos episódios) diziam que esta temporada ia ser a melhor de todas, que estava um espectáculo, que as pessoas iam adorar blah blah blah. Foi preciso a crítica vir apontar as falhas para eles se aperceberam dos erros (espero eu).
Espero que a quantidade de personagens e, consequentemente, de histórias diminua na 4ª temporada, que se foquem mais nas histórias e personagens interessantes e menos nas fillers, que, principalmente, se mantenham fiéis aos livros (não é à toa que, sendo aquela em que mais se afastaram do material, foi a temporada pior e menos interessante…), que desenvolvam mais as personagens porque o balanço que faço desta temporada é que me parece que ninguém saiu do sítio, ninguém foi desenvolvido, é como dizes, parece mesmo que estivemos perante uma transição. Daí vem outro problema meu com a série: o tempo. As histórias estão a precisar urgentemente de um avanço temporal, já não convence que três temporadas tenham ocorrido num mês e meio. Pelo menos, a mim não me convence…
Sinceramente, para este último episódio não tenho grandes expectativas. Eu tenho o meu cliffhanger ideal, já falei dele várias vezes mas não me parece que vá ser esse. Provavelmente vão optar por deixar os espectadores na dúvida se o Eric morre ou não e eu pergunto: mas alguém vai acreditar nesse cliffhanger? Quero o fim do Beell e da Sookie, se ele batesse as botas não me importava nada =), não quero que o Russell morra, quero pouca Tara no meu ecrã, e pouca Crystal também, quero o Lafayette mas num plot que vá a algum lado em concreto porque estou farta de enigmas!


De maria a 12 de Setembro de 2010 às 19:31
Eu prefiro não ter muitas expectativas para o episódio final. Eles não vão matar o Eric, isso era quase suicidio e muita burrice. E parece que vou ter de esperar até amanhã à tarde para ver o último episódio :| Eu não odeio esta temporada, aliás porque deu para ver que o Eric preocupa-se com a Sookie. Agora, o que eu só desejo é que na quarta temporada ele tenha amnésia.


Comentar post

Email
Follow Me!

pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...
canada goose image zen-o central park
Eu, simplesmente, deixei de criar expectativas com...
Quais são as vossas expectativas, pessoal do blogu...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Sangue Fresco on Facebook

Visitantes: