Sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

Quem é que a Sookie deve escolher?

O fanblog True-Blood.net decidiu perguntar aos seus fãs com quem a Sookie deveria ficar e partilho convosco os resultados, por serem tão interessantes. O inquérito dividia os fãs entre aqueles que já tinham lido os livros e os que apenas conheciam a série e tinha as seguintes perguntas e respostas:

 

1. Já leu algum dos livros da Saga Sangue Fresco?

Das 2842 pessoas que responderam ao inquérito, 72.8% leu, pelo menos, um dos livros enquanto 27.2% não tinha lido nenhum.

 

2. Quantos dos livros da saga já leu?

Ao responderem Sim à pergunta 1 era lhes perguntado quantos livros já tinham lido. Das 2.054 respostas, 76.4% já tinham lido os 10 livros. 14.8% tinham lido mais que 3 livros mas ainda não tinham lido toda a saga e 8.8% tinham lido 3 ou menos livros. Esta pergunta era relevante porque os relacionamentos da Sookie mudam ao longo da saga.

 

3. Com quem acha que a Sookie deve ficar na série de TV (não nos livros)?

A grande pergunta, que divide os fãs, teve um vencedor esmagador. Das 2771 pessoas que responderam à pergunta, 68.1% acha que a Sookie deve escolher o Eric. A seguir, com 14.5% acha que deve escolher o Bill. Com outras percentagens ficou o Alcide (9.7%), o Sam (2.6%), Quinn (1.6%), todos os anteriores (1.2%), alguém desconhecido (1%), nenhum (.8%) e a Pam (.6%).

 

Conclusões

O blog True-Blood.net concluiu que:

Dos fãs que leram os livros, 70.4% escolheram o Eric enquanto 11.5% escolheram o Bill. Daqueles que leram toda a saga, 72.8% escolheram o Eric e 9.9% escolheram o Bill. No entanto, daqueles que leram apenas até ao 3º livro (no qual a 3ª temporada é baseada em) estão mais inclinados a escolher o Bill (23.3%) mas a maioria, 57.4% ainda escolheria o Eric.

Dos fãs que NÃO leram os livros, 61.7% escolheu o Eric contra os 22.4% que escolheu o Bill.

Resumindo, para quem está a assistir à série de TV sem conhecer o desenvolvimento da história nos livros prefere, mesmo assim que a Sookie e o Eric fiquem juntos, com uma percentagem aproximada de quem apenas leu os primeiros 3 livros.

 

Acrescento o que uma fã colocou nos comentários os seguintes resultados de sondagens, feitos pela comunicação social americana:

TVGuide (27 de Julho): Bill: 33% – Eric 66% – Alcide 3% — Total de votos: 21,620

Buzzsugar (10 de Agosto): Bill 30% – Eric 70% – Alcide 1% — Total de votos: 64,839

EW’s sexiest beast: Alcide venceu o Bill e depois perdeu contra o Eric. O Eric não venceu o concurso mas foi o mais votado das personagens da série.

Revista People “Whom do you hope Sookie ends up with?”: Bill 29.5% (5,478 ) – Eric 59.5% (11,043) – Alcide 11% (2,032) — Total de votos:18,553

 

Após ter lido estas sondagens acredito que alguns mitos estão desfeitos.

Um deles, dito pelo Stephen Moyer o ano passado na Comic Con, é que o universo de fãs que leram os livros representava apenas 5% dos espectadores da série. Esta amostra revela exactamente o contrário. No meu caso em concreto, ler os livros foi o que fiz enquanto aguardava os 9 meses entre o final de uma temporada e o início da seguinte. Creio que não sou o caso único. Aqui em Portugal, por exemplo, tivemos primeiro a série num canal privado e depois tivemos 3 livros no mercado. Acredito que o número de leitores foi, pelo menos em 2009, superior ao número de espectadores da série.

Outro é o argumento que a Team Eric é constituída na sua grande maioria por fãs dos livros. A sondagem revela que independentemente de terem ou não lidos os livros, Eric é sempre o pretendente favorito. Se quiserem ter uma leitura interessante, aconselho a ler os 88 comentários publicados até ao momento no post dos resultados.

Categorias:

publicado por sangue-fresco às 12:46
link do post | Dê a Sua Dentada | favorito
| | Partilhar
21 Dentada:
De Pedro André a 3 de Setembro de 2010 às 15:32
«
I totally respect your opinion but disagree. Didn’t read the books till after S2 and still had misgivings about Bill. It is only my opinion, but I find him overbearing, controlling, and it is quite obvious that he is hiding something from her. What I don’t get is that Bill (for many fans) has been forgiven for sleeping with Lorena, Keeping a Dossier on Sookie’s family, Ignoring Tara and Draining Sookie almost to death….all done to protect her because he loves her.
Eric is not given the same breaks. What he has done has been done in the name of his slain family and to save Pam…sooo my question is…what is the difference between the two? They have BOTH done horrible things in the name of those they love. Why does Bill get a pass and Eric get villified?»



Tenho que concordar com este comentário que vi no post.


De MissPiggy a 3 de Setembro de 2010 às 15:39
Subscrevo na íntegra, é o que penso depois de ler os livros e de ver o show!


De Mila Banks a 3 de Setembro de 2010 às 15:58
Estamos Fazendo essa enquete no nosso blog WeloveTrueblood para saber o resultado no Brasil


http://welovetrueblood.blogspot.com/2010/09/nos-queremos-saber-com-quem-sookie-deve.html (http://welovetrueblood.blogspot.com/2010/09/nos-queremos-saber-com-quem-sookie-deve.html)


Eric é o favorito de todas as formas, pena que o Bolão não pensa o mesmo =//


De sangue-fresco a 3 de Setembro de 2010 às 17:45
"Bolão"

Amei, lindo!


De sara a 3 de Setembro de 2010 às 16:17
Apesar de os resultados me agradarem, acho que esse inquérito tem alguns problemas.
A principal questão é a de que apesar de algumas pessoas não terem lido os livros, acabam sempre por ser influenciadas por spoilers e pelos pares em relação à forma como vêem o Eric.
Outra coisa: dava para votar mais que uma vez.
Também seria interessante saber se as pessoas que leram os livros os leram durante a série ou antes. Conheço muitas pessoas que gostavam mais do Bill e mudaram de opinião a meio, mas também há quem tenha gostado sempre do Eric. Era importante saber.
Portanto, quem estiver de má fé pode sempre dizer que o inquérito não é adequado.
Mas, pela experiência que tenho de fóruns e conversas e do senso comum, acho que os resultados têm que ver com a realidade e que há, de facto, muito mais gente que leu os livros do que o que AB pensa.


De MissPiggy a 3 de Setembro de 2010 às 16:45
Pergunto eu: será que os atributos físicos do Alex Skarsgard não infuenciam muito os fans-team-eric? e principalmente As fans? Será que se em vez do AS, estivesse lá o Sam Tramell, por exº, a fazer de Eric, as votações seriam iguais?


De bexitah a 3 de Setembro de 2010 às 17:34
E então pergunto eu: e o mesmo não se passa em relação ao Stephen e ao seu Beell? Que características da personalidade é que os fãs tanto adoram no Beell? Os atributos físicos do Stephen tb não entram nas contas? No the Vault, por exemplo, que é claramente pró-Beell, os comentários mais vistos: "oh he's so beautiful and hot!", "How luck is Anna?", "And OMG they were so hot together in that shower last night...". A verdade é que é perfeitamente normal que as duas coisas (talento e beleza) se misturem um bocado. O que era interessante era vermos até que ponto as fãs do Eric dos livros já o eram antes da série existir. Com certeza que tinham outra "pessoa" em mente quando liam e eram na mesma team Eric. É que ponho as minha mãos no fogo em como a maioria continuaria a ser team Eric...


De Telma Teixeira a 3 de Setembro de 2010 às 22:40
O que era interessante era vermos até que ponto as fãs do Eric dos livros já o eram antes da série existir. Com certeza que tinham outra "pessoa" em mente quando liam e eram na mesma team Eric. É que ponho as minha mãos no fogo em como a maioria continuaria a ser team Eric...

Do que falei com várias fãs pré-série é que quando o Alexander Skarsgard foi escolhido, a grande maioria torceu o nariz. Primeiro, porque era desconhecido, e como tal havia meia dúzia de fotos dele, todas de cabelo curto. O Eric dos livros sempre foi e será um vampiro de cabelo comprido e o Alexander de peruca não resultou, como sabemos. Mas lembro-me, do que li de comentários no final da 1ª temporada, é que ninguém estava desiludido com ele, não tanto pelos atributos físicos (acho que as pessoas só repararam bem nisso na 2ª temporada) mas porque o ASkars compreendeu bem o personagem, e isso foi um factor determinante.


De sara a 4 de Setembro de 2010 às 01:23
Exactamente.
Eu li os primeiros livros ao mesmo tempo que vi a primeira série e, como sabemos, o Eric/Alex mal aparece. A imagem que eu tinha do Eric primeiramente era a da descrição dos livros. Em última instância, o que interessa é a descrição do Eric em si e não propriamente o actor, se bem que o Alex seja PERFEITO para o papel. Duvido que encontrassem alguém melhor. O Alex É o Eric em muitos aspectos.


De Pedro André a 3 de Setembro de 2010 às 19:21
Ok, eu sou gajo. E por isso tenho uma visão diferente sobre quem devia ficar a Sookie. Em primeiro lugar eu sou a favor da Sookie com o Bill nos livros. E vou explicar porquê. Estamos a falar de vampiros. Estamos a falar de seres do mal. Não pessoas melosas da novela das 5, em que a trama se resume à gaja apanhar o seu amor com a melhor amiga. Estamos a falar de traição, de mentira, violação, etc. Estamos a falar da verdadeira natureza de um vampiro. E o Bill dos livros é assim mesmo, é isso. É um vampiro na sua verdadeira essência. E sim estou a dizer que nos livros, preferia que a Sookie ficasse com o Bill do que com Eric, e vou dizer isto tendo por base o q sei deste livro ultimo que saiu em português e sobre o que sei sobre o caminho da relação Eric e Sookie. O Eric do livro demonstra os seus sentimentos. É mais visivel a ligação que esse Eric tem com a Sookie e talvez por isso seja visto por mim, com um sinal de fraqueza. Eu acho que o Bill dos livros é o melhor para a Sookie.
Agora em relação à série. E nisto eu acho que o Allan Ball foi genial na translação dos livros para a série, porque nos fazem criar novas opiniões. Eu realmente preferia ver a Sookie com o Eric, não, não é o físico dele que me atrai, a última vez que vi ainda gostava de mulheres. Mas sim todo o lado oculto e sombrio que ele apresenta. Sim ponho em causa a interpretação do Eric por parte do Alexander mas como já disse a contrução da personagem em si está fenomenal, no sentido em que nos dá ele também um lado sombrio, uma frieza e um distanciamento dos humanos, do que o Eric dos livros. Sim porque no fim do dia, ou no fim da noite , (como quiserem) o Eric e o Bill são vampiros e têm que ser retratados como tal.


De sangue-fresco a 3 de Setembro de 2010 às 21:56
É tão bom ter um gajo a dar a sua opinião!


De kc a 3 de Setembro de 2010 às 22:54
Posso dizer que discordo da tua perspectiva sobre os livros? Simplesmente pelo facto de teres dito "Estamos a falar de vampiros. (...) E o Bill dos livros é assim mesmo, é isso. (...) E sim estou a dizer que nos livros, preferia que a Sookie ficasse com o Bill [porque] O Eric do livro demonstra os seus sentimentos." (atencao, o meu proposito nao e criar confusoes)
Eu percebo o que queres dizer, mas penso que te esqueceste do facto de, apesar da Sookie ser telepata, e a cima de tudo humana, e como uma mulher humana pretende ter um companheiro que saiba mostrar as suas emocoes e que lhe de atencao e etc etc. Acontece que nem o Eric dos livros nem o Bill e o ideal para "par ideal", mas tambem nao se pretende que seja, porque como muito bem constataste, eles acima de tudo sao vampiros com a sua propria natureza. Mas isso nao e argumento suficiente para dar a uma mulher para depois se ter a atitude "eu vampiro, tu mulher. Eu computador, tu vai passear" (exagerando, claro).
Portanto, parcialmente porque sou mulher, penso que dos dois Vampiros o que poderia chegar perto de satisfazer as necessidades da Sookie seria o Eric, que sempre mostra o seu lado lamechas (que consideras pouco vampiresco, e concordo que seja).
No fundo acho que toda a ideologia de vampiros esta muito mal feita porque nunca se chega a perceber ate que ponto eles tem ou nao humanidade e sentimentos, mas tendo em conta que o que esta em causa e uma relacao amorosa com uma Humana, venha o mais lamechas!


De Pedro André a 3 de Setembro de 2010 às 23:24
Sim é obvio que o teu proposito não é criar confusões. Estamos so a dar as nossas opiniões. A verdade é que também n discordo da tua perspectiva. Compreendo-a. Mas a verdade é que se realmente se esta a tratar da relação de uma humana e um vampiro. Eu acho que o Bill dos livros é mais emocionante, mais traiçoeiro, mais enigmático. Como um vampiro deve ser. Isto na minha opinião. E é isso que eu acho interessante. A Sookie a lidar com essas implicações. Uma das coisas que a Charlainne disse quando lhe perguntaram como surgiu a Sookie, foi que tentava caracterizar uma personagem que fosse 'estúpida' o suficiente para se apaixonar por um vampiro. Por isso sim, nos livros para mim funciona melhor a relação Bill e Sookie.
Já na série. Tenho que concordar que a maneira como Eric aparece é mais apelativa. Ele poem os seus interesses à frente dela. Usa-a para atingir um fim. Gostar dela e ela estar bem é apenas um bónus. Isto é so a minha forma de interpretar as coisas porque no fim do dia, eu queria mesmo era ver a Sookie com a Pam (lol).


De bexitah a 3 de Setembro de 2010 às 17:48
Primeiro, estes resultados não me surpreendem de maneira nenhuma. Nunca fui muito na cantiga dos 5% é que leram os livros; na altura em que a série surgiu, fez-se logo a ligação com os livros e era natural que no hiatus as pessoas se virassem para os livros (obviamente que não são todas as pessoas mas a grande maioria sim). Foi assim comigo e foi assim com todas as pessoas que conheço que viram a série primeiro!
Fiquei sim surpreendida com os 76.4% + 14.8% das pessoas que já leram a saga toda/mais de 3 livros, ou seja, estão a acompanhar a história. Isto vem calar muita gente que fala mal dos livros, que são extremamente mal escritos ou que, por serem tão diferentes da série, não valiam a pena. Este, para mim, foi o dado mais importante do inquérito! As pessoas não estão a ignorar os livros só porque a série é melhor. Muito pelo contrário. E acredito que, neste hiatus que aí vem, as coisas se tornem ainda mais positivas para os livros porque a série está mais popular que nunca, e as pessoas vão querer, com certeza, matar um pouco a ansiedade e são capazes de ficar surpreendidas com a qualidade inesperada dos livros...


De Marília a 3 de Setembro de 2010 às 20:35
Ainda não li nenhum livro, até ao momento. Mas, pelo que tenho visto na série até agora, acho que a Sookie deve ficar com o Eric. E não é por ele ser o bonzão lá do sítio, é mesmo pela personagem em si, pela personalidade que o Eric tem revelado ter.
 
Entre Bill e Eric, acho que o Bill tem, claramente, pior carácter. Já enganou/ocultou coisas à Sookie umas quantas vezes, e só as admitiu quando a Sookie as descobriu por si própria (a criação da Jessica, o assassinato do tio da Sookie, etc;). Além de que apenas se aproximou da Sookie por puro interesse e, isto irrita-me mesmo muito, disse à Sookie que tinha de descobrir o que ela era para saber porque é que o Eric andava tão interessado nela (que MENTIROSO! LOL)... isto foi um lol autêntico. E depois o romance entre eles os dois foi demasiado repentino, mal se conheceram, pumba. Atenção que eu não desgostava do Bill na primeira temporada, embora sempre tenha sido da opinião que ele não tem grande estaleca para par da Sookie. O Eric, por sua vez, pouco ou nada me dizia. Apareceu poucas vezes. Na segunda foi aparecendo mais, e na terceira ainda mais. Isto agrada-me. Foi ganhando protagonismo aos poucos, foi-se mostrando gradualmente, e também foi começando a gostar da Sookie aos poucos. Isto parece-me muito mais real, e agrada-me muito mais. É uma personagem que tem crescido e ganhado destaque, não de repente, mas gradualmente. E é muito mais interessante do que o Bill... de longe. E também já a salvou algumas vezes, ora vejamos: "arranjou-lhe" o Alcide, enviou a Hadley para lhe avisar que não confiasse no Bill, podia entregá-la ao Russel e não o fez... e nunca puxou o mérito para si. Ao contrário do Bill. A sério, acho o Eric bem melhor e bem mais interessante...acho-o uma personagem fantástica. Enquanto que o Bill cada vez mais mostra o pior que tem em si, o Eric é o oposto. 1000 vezes Eric, sem dúvida.
 
Ahh, e se preferissem o Eric pelos atributos físicos... bem, se fosse por esse factor haveria mais gente a querer a Sookie com o Alcide, não? :P E o Bill não é nada feio, também.


De Telma Teixeira a 3 de Setembro de 2010 às 22:43
Obrigada pelo teu ponto de vista, Marília, muito interessante. E agora, o que temos de fazer para te convencer a ler os livros?


De Marília a 3 de Setembro de 2010 às 23:19
Tenho imensa vontade de os ler, falta-me é tempo. Mas daqui a uma/duas semanas fá-lo-ei.


De maria a 3 de Setembro de 2010 às 22:54
Eu nem me importava muito que a Sookie ficasse com o Alcide (:


De Ana Rita Martins a 3 de Setembro de 2010 às 23:50
Eu conheci primeiro os livros e a série depois, as primeiras imagens da série que vi foram as mais chatas possíveis (festa de noivado da Arlene)  e depois o julgamento do Bill, e sinceramente não tinha achado piada nenhuma nem a Eric nem Bill muito menos Sookie e Tara (personagens que vi na altura).
Li os livros, gostava do Billl, mas depois da violação etc no 3º fiquei de pé atrás. No 4º "apaixonei-me "pelo Eric e a partir daí li traduções dos seguintes livros porque ainda não existiam cá. Mal saiu o 10 li em inglês e já li até o conto two blondes. Digo isto tudo para apoiar a miinha opinião. Bill parecia-me um vampiro que por vergonha da sua natureza se tentava juntar aos humanos, até aí tudo bem. Era querido com a Sookie, apesar de por vezes ser menos adequado do que eu pensava, mas afinal de contas era um vampiro.
Gostei da relação deles até ao fatídico 3º livro, lamento, tudo bem que ele é vampiro e tal mas não posso perdoar que a traísse e fosse abandoná-la e deixar-lhe dinheiro, como se ela fosse uma prostituta com quem esteve uns tempos. Para piorar violou-a e quase a matou, tudo bem, estava com fome etc etc, mas foi mau. A própria Sookie "negava"o que ele tinha feito.Acabou esse livro e ela ficou sozinha, ok. Depois apareceu Eric, que sempre tinha mostrado interesse por ela e a tinha ajudado, mas um Eric indefeso sem bagagem política nem de qualquer tipo (amnésia bendita).Já era de supor que não iria ficar tudo bem, porque aquele não era o verdadeiro viking. Mais tarde descobrimos que o Bill foi para Bon Temps atrás da Sookie, aí fiquei mesmo chateada. Ok, pode ter-se apaixonado depois, mas todo o comportamento dele acabou por me desiludir demais. Nos livos posteriores Eric continua a salvar a Sookie, mesmo ela namorando com o Quinn etc e vemos que afinal ele também tem um lado humano, não tão lamechas como o Eric amnésico (felizmente k também seria demais um vampiro todo emo).
Depois do 10 livro, confesso que já "perdoei" o Billl, tal como ela, mas acho que entre eles já não resta nada que valha a pena, acho-o óptimo para ser amigo, mas para uma relação nem pensar, sinceramente, e até gostava de o ver feliz com alguém.


Agora em relação à série, comecei por achar que Bill estava bem para a Sookie, mesmo porque sempre encarei a série como separada dos livros, mas todo o desenrolar dos acontecimentos tem me levado a fartar-me do Bill. Tudo bem, ela de momento ficar com o Eric seria MUITO estranho mesmo, mas ele também começa a mostrar que se importa com ela, que tem sentimentos, daí que eu esteja ansiosa para que siga o mote dos livros e Eric "substitua" o Bill.


Percebo que muitas pessoas queiram o Eric (eu quero lol) com a Sookie, mas também que haja quem queira Bill (foi  o primeiro dela, salva-a várias vezes  blá blá).


De Ana Rita Martins a 3 de Setembro de 2010 às 23:58
Por mim na série ela até pode ficar com o Alcide, desde que não seja parvalhão como foi nos livros, mas Bill devia ir dar uma curva, também não sei como ela : a) não ligou que ele a traísse, aliás não acreditou que ele realmente a traíu;
b) não ligou que ele a investigasse (a desculpa doe ser plo Eric está muito mal dada mesmo porque aquilo é anterior ao Eric a conhecer);
c) não se importou demasiado quando ele quase a drenou (desculpem lá, podia perdoar depois de uma conversa séria, de um tempo de reflexão etc, mas é imperdoável ter acabado tudo com ele e na noite seguinte fazer sexo, por muito selvagem de despedida ou o que quiserem que seja), nem a Sookie dos livros, que lhe perdoa muita coisa, é tão parva .... Chegaram a estar zangados semanas por coisas bem menores....


De MalibuComCola a 4 de Setembro de 2010 às 08:48
Admito que quando comecei a ler os livros queria Bill-Sookie, apesar de adorar quando a Sookie e o Eric estavam juntos e de ter delirado com o final do segundo livro, no entanto fiquei super deprimida quando a Sookie e o Bill terminam no final do terceiro livro. No quarto livro o Eric perde a memória e dá a conhecer uma nova faceta. A partir daí comecei a adorar o Eric e até comecei a gostar do Eric maléfico pelo qual ele se faz passar. Depois vi a série e o meu fanatismo pelo Eric aumentou ainda mais, por isso admito que o aspecto do Alex ajudou , mas no entanto já pertencia á team Eric antes disso.


Comentar post

Email
Follow Me!

pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

Olá eu quero muiito compra um frasco de sague de v...
alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...
canada goose image zen-o central park
Eu, simplesmente, deixei de criar expectativas com...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Sangue Fresco on Facebook

Visitantes: