Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Quem veio primeiro: a Sookie ou a Bella?

Para muitos fãs a resposta a esta pergunta é irrelevante, para outros nem por isso. Se há fãs que são comuns a ambas as sagas, outros fãs mais "puristas" decidem defender a sua saga de eleição com unhas e dentes, não olhando aos factos e utilizando qualquer argumento, mesmo que seja falso, para colocar a sua saga como a mais importante. Ridículo!

 

Pessoalmente, não gosto de incentivar esta rivalidade, muito pelo contrário. Os fãs de Crespúsculo são bem-vindos a conhecer Sangue Fresco, a participar e a partilhar as vossas ideias aqui no blog. Inclusivé poderão ajudar a esclarecer outros fãs sobre a seguinte notícia:

 

Perguntaram no fórum da Charlaine Harris sobre qual das sagas surgiu primeiro: A do Sangue Fresco ou a do Crepúsculo? A que a escritora respondeu o seguinte:

Espero que não me tenha de defender por não ser "Crepúsculo". Não há rivalidade entre mim e a Stephenie Meyer. As pessoas podem ler ambas as sagas e apreciá-las e já conheci muitas pessoas que apreciam ambas! Não é que tenham que defender uma ou outra saga, como se houvesse uma luta pela supremacia.

O único problema que eu tive foi ter sido acusada de "roubar" o enredo da Meyer. Considerando que os meus livros antecedem em anos os dela, isso é incorrecto e insultuoso. Mas é um erro que os fãs dela fazem, não a própria Stephanie Meyer!

Quando o primeiro romance da saga Crepúsculo foi editado, em 2005, já tinham sido publicados os primeiros 5 volumes da saga Sangue Fresco, ao ritmo de um livro por ano. Dead Until Dark, o primeiro livro da saga, foi publicado em 2001.

 

Fonte: Loving True Blood in Dallas e Wikipédia (aqui e aqui)

Categorias:

publicado por sangue-fresco às 23:23
link do post | Dê a Sua Dentada | favorito
| | Partilhar
19 Dentada:
De ::Fifi:: a 22 de Julho de 2010 às 02:12

Eu gosto de ambas as sagas. Sei que antes da Stephanie Meyer, já existia Snague Fresco como vocês disseram.
E verdade seja dita se nao fosse o livro Sangue Fresco, que por acaso vi à venda na net, nunca tinha lido a saga Crepusculo (fiquei viciada em vampiros) e possivelmente nem lia nada, porque so depois de ter lido 9 livros duas vezes cada (chamem-me maluca, se for por este motivo nao me importo mesmo nada xD) é que passei para Crepusculo e outros livros de vampiros.
Mas por mim nao há nada melhor de Sangue Fresco, apesar de diferentes, Sangue Fresco fascina-me e a serie de tv é das melhores que há...


De Isa a Bé a 22 de Julho de 2010 às 11:13

São duas personagens distintas, com personalidades diferentes, ambas fortes e lutadoras, donas de uma determinação admirável. Podiam ser amigas se um dia se conhecessem. Conheci primeiro a Bella, mas sem dúvida que para mim chegaram as duas ao mesmo patamar e ao mesmo tempo. Adoro as histórias, mas o Sangue Fresco, na minha opinião pessoal é uma história mais completa que vai muito além de uma história de amor... A saga é mais romântica, menos carnal, mais enternecedora...


De MartaHale a 22 de Julho de 2010 às 12:07
Concordo plenamente com o que disseste!

Sou fã de ambas as sagas e não consigo dizer qual das duas prefiro. Conheci o Twilight primeiro, depois li Vampire Diaries (mas não me despertou grande curiosidade) e, em Abril do ano passado, comecei com True Blood.
Twilight e True Blood são tão diferentes que não se pode comparar. Quem cria essas rivalidades entre as sagas, para além de ser ignorante, não deve ter mais nada que fazer -.-


De Inês a 22 de Julho de 2010 às 12:35

Não podia concordar mais convosco! :) Ambas as sagas são fascinantes há sua maneira e as pessoas não deviam sequer compará-las pois são diferentes de mtas maneiras! Mas eu adoro ambas, conheci primeiro a saga crepúsculo, mas já nessa altura tinha ouvido falar da saga sangue fresco, mas esta ainda não tinha sido editada em português. Não sei qual é a importancia de saber qual a que apareceu primeiro, para criticar e acusar de plágio a que veio a seguir!? As pessoas podem desfrutar das duas, porque criar conflitos!? É preciso saber respeitar as diferentes opiniões e gostos, mas nem sempre isso acontece. But whatever, o que interessa é que por aqui as pessoas se repeitam, independentemente de que saga foi escrita primeiro.  :)


De mafalda a 22 de Julho de 2010 às 14:04
-.-' aff isso de dizer que uma série é melhor que a outra,é um absurdo!!


eu amo o Twilight,Vampire Diaries e o True Blood...comecei a interessar-me pelo Twilight o ano passado assim como True Blood e VD....mas o VD comecei a amar dpz do TB!!!


ambas as séries VD e TB e o filme Twilight são diferentes e são muito bons!!


não sei qual é a de algumas fãns que entram em guerra por causa disto!!


tbm não sei porquê que escolhem o Edward e não o Jacob(do Twilight)


eu escolho Jacob!!


o que interessa é que o filme é bom e os actores têm grande talento!!


odeio injustiças e algumas fãns que conheço pela net que são Team Edward/Robert Pattinson são injustas com o Taylor!!


Sou:


Team Jacob,Team Emmett,Team Jasper e Team Alice do Twilight
Team Damon do VD
e Team Pam e Team Eric do TB


kisses


De RitaVG a 22 de Julho de 2010 às 14:31
Acho o mesmo, alias eu em primeiro sou fã do Twilight, já o conheço à anos, e não sou das fãs recentes, e será sempre a minha Saga, que foi a que descobri primeiro e a primeira de vampiros que li a sério.
Pela história, pelas emoções, e pelas personagens...


Também concordo quem disse acima, as rivalidades dentro da própria Saga são levadas à loucura e acho uma estupidez na maioria das vezes, mas também sou Team Jacob e também acho uma parvoíce, desprezarem o Taylor, em relação ao Robert :)
Taylor mil vezes melhor!


Bem vou parar de falar do Twilight :)


Acho que Twilight e True Blood são coisas diferentes e o único ponto de comparação é existirem vampiros e lobisomens, ou lobos...


Eu sou fã do Twilight, mas descobri o True Blood, e adoroooooooooooooooo a série, fiquei totalmente viciada e acabei por me pegar aos livros tb, que são uma bela surpresa!


Podemos sim gostar mais do que uma Saga, e quem diz o contrário é totalmente idiota, são diferentes, e mais nada!


E as semelhanças que vejo nas Sagas, não é em relação à Charlaine, porque a Saga veio primeiro do que o Twiligjt, mas sim algumas coisas que a Meyer escreve...mas também poderão ser só coincidências, só ele saberá...


Ah e ainda falta falar do TVD, que adoro também, li os livros antes da série sair, e gosto imenso da série, o Damon *.*


Por isso, estas rivalidades são idiotas, apreciem ambas as sagas, ou até mesmo as 3! São óptimas e para todos os gostos!


*sorry pelo testamento*


De bexitah a 22 de Julho de 2010 às 15:08
No geral, concordo com todas as opiniões! Ouvi falar primeiro de TB mas não liguei muito e imediatamente a seguir surgiu o filme Twilight e por sugestão de uma amiga li os livros. É melhor dizer que os devorei porque li-os no espaço de 2meses (e estava em exames na faculdade) e gostei. Não puxam muito pela cabeça nem sou capazes de despertar grandes reflexões. O problema foi todo o hype que surgiu a seguir e o fanatismo de muitos fãs levou a que quase abandonasse a saga... Não gosto mesmo nada deste tipo de lutas e guerrinhas infantis e culpo exactamente isso pelo meu crescente desinteresse. Mas os filmes saem e vou vê-los e estou a tentar completar a minha colecção dos livros. Mas admito que é um guilty pleasure porque a qualidade não é muita, a escrita não é de todo complexa, a história, embora com diferenças inovadoras, é básica e tem, na minha opinião, das personagens mais fracas de que tenho conhecimento na literatura. E aqui, sim, discordo com o pessoal, porque considero a Bella a personagem feminina mais fraca que alguma vez li e não é de todo um exemplo para mim! Quando a comparam à Sookie fico completamente o.0 wtf??
Depois surgiu TB e os livros e bem o que posso dizer? Neste momento é a minha série favorita e acho que nunca estive tão envolvida num fandom como agora. Não é a minha série de livros preferida (Harry Potter, para mim, é do melhor que existe em literatura) mas anda lá perto acreditem. Tem diferenças e semelhanças com os livros da Stephenie Meyer, como é óbvio, porque retratam o mesmo tema e nunca se vai conseguir fugir desse tipo de comparações (até já li comparações entre Twilight e os livros da Anne Rice...), principalmente, enquanto durar esta febre dos vampiros. Não há como fugir das discussões, o que se deve fazer é tratar quem tem opiniões diferentes com respeito e cordialidade!


De RitaVG a 22 de Julho de 2010 às 15:45
eu acho que também não é a obra mais "profunda" do planeta (twilight), mas acho que tu é que tens de ir à procura das emoções, é assim quando leio a história


mas uma coisa concordo, a bella é a personagem mais instável, fraca que vi nos livros que li, não sabe o que faz, é muito indecisa...


muitas pessoas criticam por dizer mal dela, principalmente pela saga ser escrita pelo ponto de vista dela, mas não me atrai nada, eu apeguei-me mesmo aos outros personagens, ela é uma grande complicaçãoooooooooo


a sookie por outro lado, é mais real e mais estável :)


De bexitah a 22 de Julho de 2010 às 16:18
Mas o problema mesmo é que não consegui encontrar emoção nos livros... Isto é, está tudo lá chapado, não há mistério, não há suspense, não há nada que agarre o leitor, a vida da Bella é uma seca e depois o meu problema foi, além de não ter engraçado com a rapariga, tb ñ engraçei com o Edward. Logo, as múltiplas páginas seguidas que ela passava a dizer como ele era perfeito e tal passaram-me completamente ao lado, são do mais supérfulo que já li! Não me cativou em nada o romance! E agora perguntas: mas então porque leste os livros? Maioritariamente por três personagens: Jacob, Alice (e Jasper) e Rosalie e a interação entre estas 3personagens. A história dos lobisomens era muito mais interessante para mim, daí não ter largado a saga no 2º livro por exemplo.
E tens toda a razão, a Bella ai meu deus, personagem mais fraquinha e desinteressante...


De RitaVG a 22 de Julho de 2010 às 16:31
não o vou perguntar, porque sou daquelas que digo sempre:  vê antes de criticar e tu fizeste-o :)


e assim só temos de aceitar a tua opinião, não é a tua Saga e não pode agradar a todos, e se queres a minha opinião agrada a demasiada gente, mas na maioria das vezes é mais pelos actores do que pela historia, infelizmente


eu encontrei a emoção, porque vi a historia para alem da Bella, andei sempre à procura do que eles pensavam e sentiam, para mim é emotiva :)


mas percebo o teu ponto de vista ;)


De bexitah a 22 de Julho de 2010 às 19:46
"agrada a demasiada gente"
Pois... não é que tenha alguma coisa contra o que é mainstream mas isto tornou-se de tal forma popular que me fez perder o interesse. E depois pertencer um pouco à minoria e ser insultada e olhada de lado por causa disso (ainda por cima por raparigas de 12 anos aos berros) é frustante

"na maioria das vezes é mais pelos actores do que pela historia"
Sem qualquer dúvida. Um exemplo, a minha amiga que me falou da saga, já a conhecia há algum tempo mas, além de não conhecer ninguém que tb gostasse dos livros, ela não encontrava muita coisa na net sobre os mesmos. De um momento para o outro chega o filme, os actores tornam-se conhecidos e boom na net e toda a gente passa a conhecer a saga e a achá-la a melhor do mundo e o Robert é o homem mais bonito do mundo e blá blá! Não tenho dúvida que o melhor que aconteceu à saga foi transformar-se em filme e com aquele conjunto de actores!


De RitaVG a 22 de Julho de 2010 às 22:16
sem dúvida, eu considero-me uma fã normal, que percebe da saga, mas não vai em coisas estremas 


e o que me faz ficar frustrada é por vezes a história ser ridicularizada por causa de certas pitas que não sabem o que dizem, e depois acabamos por ir parar todas ao mesmo saco :(


e haver miúdas que não a percebem e depois entram em rivalidades dentro de fora da Saga


enfim...


já havia muitas pessoas que a conheciam, mas o boom das pitas deu um bocado cabo do encanto


o que se há de fazer? 


De Mafz a 22 de Julho de 2010 às 17:51
Li primeiro a saga Crepúsculo e depois Sangue Fresco e adoro as duas, são duas sagas completamente diferentes, para diferentes fases da vida também, sendo que Sangue Fresco é mais ousado e que pode facilmente agradar a adultos, enquanto que Crepúsculo é claramente mais direccionado para público mais jovem, principalmente raparigas, na minha opinião claro :D
Mas posso dizer que adoro ambas as sagas, mas quanto à personagem principal, a minha preferência requai na Sookie (:


De Ana Alexandre a 22 de Julho de 2010 às 18:31
Eu li primeiro os livros de Twilight porque o ano passado apanhei o primeiro a metade do preço na Feira do Livro (e emprestaram-me os restantes). Li os 4 numa semana (sim, estava de férias e entediada) e posso dizer que tenho a certeza que se fosse mais nova uns 7 ou 8 anos teria ficado colada no enredo. Hoje em dia já nem por isso.


Charlaine Harris veio a seguir, porque encontrei o primeiro livro à venda no dia antes de ir para a praia e achei que seria uma boa leitura. Foi o melhor que fiz :) A ideia que tive quando o li foi "ok, então isto são vampiros para adultos".


De guida a 22 de Julho de 2010 às 18:46
Entrei no mundo dos vampiros, através do twilight e apaixonei-me pela história e desde aí tenho lido imensos livros dentro do género.

Cheguei à conclusão que em termos de livros, os meus preferidos são Twilight e Trueblood. Completamente diferentes mas ambos apaixonantes.

Inicialmente não engracei muito com Trueblood, talvez por achar o bill um bocadinho boring...

O ponto de viragem foi mesmo, o da cena com o eric vestido com o fato de licra. Pensei...espera lá...isto é capaz de ficar interessante...

Felizmente não me enganei. Os livros são muito, muito bons. A charlaine é fantástica e tem um sentido de humor único. O que eu me tenho rido à conta dela...

Li mais alguns livros sobre vampiros, que não valem nada, mas nem vou dizer o seu nome, para não ferir susceptibilidades.

A grande surpresa para mim foi The Vampire Diaries. Os livros são muito fraquinhos...

Já a série...é muito boa, desde as interpretações, à banda sonora e mesmo a própria história (que foi alterada em relação aos livros).
É a primeira vez em que posso afirmar sem sombra de dúvidas, que a série é MUITO melhor que os livros.
O Ian Somerhalder quando se transforma em Damon é uma coisa surreal. Prende-nos completamente ao ecrã. Os episódios acabam sempre de forma a deixar-nos desejosos do seguinte.

Voltando aos livros...não consigo escolher entre Twilight e Trueblood. Adoro as duas sagas...


De Pedro André a 22 de Julho de 2010 às 22:21
É como comparar m**** e pudim. Não tem nada a ver. Dum lado tens uma protagonista pouco convencional. Uma rapariga forte, decidida e emancipada. De outro tens uma rapariga, frágil, depressiva e de pouco amor próprio.
Sookie na minha opinião tem a visão que uma rapariga normal teria, caso toda aquela história dos vampiros e lobisomens fosse verdade. Todos os pensamentos, os desejos, as inseguranças, as opiniões que ela guarda para si mesmo. Ou seja o que eu acho é mesmo adicionando todas as histórias e mitos á história, a personagem Sookie continua a ser uma personagem real. Uma personagem fácil com que nos possamos identificar ou ate mesmo concordar.
Já a Bella não. Nenhuma rapariga normal. Onde os vampiros são tabu. Em que sabe que o rapaz bebe sangue e não sei que. Reagiria daquela forma. Pensaria da forma como ela pensou. Alias todo aquele drama de vampiro e lobisomem, como já foi dito parece desprovido de emoção e de sentimento. Na minha opinião, chega a roçar o doentio. Bella não tem amor próprio, nem tem a noção da vida e da forma inconsequente como lida com ela.
Para mim a um exemplo que ilustra bem a diferença entre Sookie e Bella. Sookie nao quer virar vampira. Bella simplesmente não pensa noutra coisa.


Comentar post

Email
Follow Me!

pesquisar neste blog

 

Últ. comentários

alguem pf tem o 13} em pdf e em port. eu preciso '...
Eu ainda vou a menos de meio dos livros e por isso...
canada goose image zen-o central park
Eu, simplesmente, deixei de criar expectativas com...
Quais são as vossas expectativas, pessoal do blogu...

Categorias

1 temporada(19)

1 vol. - sangue fresco(13)

10 vol. - segredos de sangue(7)

11 vol. - sangue ardente(3)

12 vol. - sangue impetuoso(2)

2 temporada(31)

2 vol. - dívida de sangue(13)

3 temporada(160)

3 vol. - clube de sangue(14)

4 temporada(154)

4 vol. - sangue oculto(17)

5 temporada(119)

5 vol. - sangue furtivo(6)

6 temporada(46)

6 vol. - traição de sangue(10)

7 temporada(25)

7 vol. - sangue felino(24)

8 vol. - laços de sangue(8)

9 vol. - sangue mortífero(6)

charlaine harris(91)

comic con 2009(4)

comic con 2010(6)

comic con 2011(3)

comic con 2012(6)

comic con 2013(1)

comic con 2014(2)

contos - um toque de sangue(4)

correio(7)

crónicas sf(10)

elenco(84)

fanart(31)

fanfic colaborativa(1)

fãs(83)

guia(2)

merchandising(7)

mini-episódios(13)

mov(6)

notícias(134)

opinião(31)

passatempo(62)

personagem(10)

prémios(8)

promoção(4)

rtp1(6)

s05e01(2)

sábado fangtástico(18)

série de tv(39)

the sookie stackhouse companion(1)

universo sf(23)

todas as tags

Arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Sangue Fresco on Facebook

Visitantes: